Comparativo entre o mercado de trabalho brasileiro e chinês para o Cirurgião Dentista | Ortobom Franchising

Comparativo entre o mercado de trabalho brasileiro e chinês para o Cirurgião Dentista

Em um comparativo simples entre o número de Cirurgiões Dentistas e a população brasileira, com dados de 2015 e levando-se em consideração os 11.000 colegas que são lançados no mercado de trabalho a cada ano, hoje podemos afirmar que somos próximos de 280.000 dentistas no Brasil.

65% desses profissionais estão no sul e sudeste, assim sendo existe em torno de 180.000 dentistas no sul e sudeste para uma população de aproximadamente 110 milhões de habitantes, ou seja uma média impressionante de 600 habitantes por Cirurgião Dentista.

Um contrassenso muito grande podemos constatar no mercado de trabalho da China, nesse comparativo população/Dentista, hoje lá existe uma estimativa de 120.000 Médicos Dentistas formados para uma população de 1,3 bilhões de pessoas. Essa proporção chega a absurdos 10.800 habitantes para cada Cirurgião Dentista.

As nossas visitas vem confirmar essa enorme lacuna que existente nesse país participante do BRICS.

O choque cultural é enorme, muito diferente de nós brasileiros em muitos aspectos. Desde a forma como seguem seus costumes e tradições como alimentação, a cultura do chá , a medicina oriental, a admiração ao estrangeiro, o grande cuidado com o corpo, flexibilidade, com o envelhecer bem, respeito aos mais velhos , hierarquia, a preocupação em relação com a saúde em geral.

Vejo como um grande mercado que podemos explorar além de ser uma experiência única conhecer um país maravilhoso, com suas belezas ímpares, são experiências que marcam muito quem visita e ou trabalha na China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *